31.7.16

Lançamento

(Now in Portuguese)

Olá a todos,

Antes de mais, perdoem-me os anglicismos, mas isto de falar diariamente 3 línguas diferentes não é fácil. Espero que consigam acompanhar. 

No último fim-de-semana, decidi lançar a minha primeira loja online: https://society6.com/asofiaaferreira (Também no perfil do meu instagram).

Não gosto de partilhar muito o meu eu, mas decidi expôr algo que me é muito querido. Através de art prints, dou a conhecer ao mundo momentos até àquele dia só meus, visões que só eu tive, experiências que só eu vivi. No fundo, decidi expôr-me e, consequentemente, pedir-vos para me avaliarem e me dizerem se as minhas fotografias valem o vosso tempo, a vossas opinião e até mesmo o vosso dinheiro.

Todas as fotografias expostas na minha nova loja online foram tiradas por mim com máquinas analógicas que fui adquirindo nos últimos anos.

Porquê o analógico?
Comprei a minha primeira máquina digital em 2009, mas rapidamente comecei a acumular imensas fotografias - centenas e centenas de ficheiros arquivados, em que a maioria não chegou a ser usada uma segunda vez. Foi então que decidi doar a máquina digital à minha irmã e dedicar-me às analógicas.
Hoje em dia leio sobre fotografia quase todos os dias e possuo uma pequena colecção (com exemplares mais baratuchos, está claro) de quase 20 câmaras analógicas das quais tenho muito orgulho. Gosto de explorar cada uma delas. Erro muitas vezes. Aliás, erro imenso, mas aprendo com cada erro, cada clique, cada foto mal tirada, cada objecto desfocado.
A fotografia digital tem as suas vantagens, claro, mas descobri nestes últimos anos que o analógico está mais perto do que quero obter da fotografia. Até mesmo as cores acabam por me parecer mais reais. No entanto, a principal razão pela qual prefiro fotografia analógica é a seguinte: o analógico obriga-me a pensar e repensar em cada clique. Todas as imagens são avaliadas antes de serem imortalizadas através da lente da máquina. Tenho sempre de medir a luz, de pensar bem na composição que pretendo e tenho, essencialmente, de pensar se a imagem que estou a ver vale os euros que me está a custar.

Agora é o momento em que vos digo que sim, estas fotografias fazem tudo valer a pena!

Por isso, se gostam de imagens que reflectem o meu lado mais íntimo e artístico - ou se conhecem alguém que pudesse apreciá-lo - visitem a minha loja e apoiem o meu trabalho.

Espero que gostem e se conhecem alguma fotografia minha e não a conseguissem encontrar na loja, não hesitem em mandar mensagem que farei os possíveis para a colocar na loja o mais rapidamente possível.

Está claro que aceito sugestões, comentários e críticas com muito gosto =)

No comments: